A Luísa Sonza nos emprestou a sua história para mostrar o quão vulnerabilizante é amar.

07/11/2023 às 01:49:42 (há 7 meses)
Saúde

É comum que alguns pacientes, tanto homens quanto mulheres, venham me contar empolgados sobre as características dos seus novos pretendentes esperando alguma validação da minha parte, como se eu pudesse garantir “vai fundo que com este(a) vai dar tudo certo”.

Mas geralmente o que ouvem de mim é algo como “o amor não oferece garantia alguma, mas pode valer a pena apostar”.

Amar é sim um ato de muita coragem, amar é escolher colocar o seu coração na mão de outra pessoa sem ter controle algum do que virá.

Imagino que esta notícia nacional tem relevante impacto nas crenças das pessoas sobre infidelidade “será que vale a pena mesmo acreditar no amor?” “Dá para confiar? E se eu me magoar de novo?”

Estes questionamentos são legítimos afinal a traição é muito dolorosa! 💔

Já existem estudos mostrando que a infidelidade provoca na pessoa traída uma sintomatologia semelhante ao transtorno de estresse pós traumático além de emoções fortes como raiva, ansiedade, vergonha e impotência.

Lendo isso pode soar como se o amor fosse apenas um risco doloroso demais para assumir, mas venho agora trazer boas notícias:

1- Apesar de extremamente difícil recuperar um relacionamento após traição pesquisas recentes mostram um prognóstico relativamente bom para casais determinados a recuperar o amor depois da infidelidade. ❤️

2- Um relacionamento estável e confiável é ligado a taxas relativamente mais altas de sobrevivência a doenças cardiovasculares, câncer e outros males. ❤️

3- Um estudo mostrou que amizades próximas e casamento faziam com que as pessoas tivessem uma década a mais de vida (o efeito é ainda maior quando os casais são felizes de verdade!). ❤️

Depois de tudo que aconteceu, amei ouvir a Luísa dizer “Eu vou viver o amor, só não vai ser com você”. Ela nos ensina sobre a coragem de nunca perder a capacidade de amar.

Saiba que NINGUÉM SERÁ CAPAZ DE SER O ÚLTIMO(A) AMOR DA SUA VIDA, APENAS SE VOCÊ PERMITIR!!!! ❤️

E aí, amar faz sentido para você?